quarta-feira, 7 de julho de 2010

E quando eu sentir saudades...



Brasil 1 x 0 Holanda. Nunca vi tanta euforia na casa da minha mãe. O berro da vuvuzela combinado com os gritos da minha mulecada estourava os ouvidos do meu pai. Ele, cansado de sua obra inacabada, parecia já saber o resultado final, quase que irritado com aquele barulho. Minha mãe tinha certeza, mas a festa era nossa. Quase não se via o jogo, apenas comemoração. Nunca fui tão feliz na vida. Meu neto, meus filhos, minha Naya, Gracinha que lava celular, todos apostando naquela vitória já certa. Eu fui atrevido e apostei 5 a 1 para o Brasil. O sonho durou pouco e nem preciso contar como terminou o jogo.
Aquele jogo tinha sido o fato da minha filha e meu neto ainda não terem partido para terras paraguaias. Creio que se o Brasil tivesse vencido, eles tinham ficado mais tempo. Naquele momento comecei a sentir saudades. Saudades de ir a Sousa, saudades do terceiro andar, terraço do Troodom Park Hotel, saudades dos passeios de uno, saudades de lhe dar massagens, saudades de não ter ficado mais tempo ao seu lado, saudades de sentir saudades.

Depois de 22 anos abri o baú do meu coração e encontrei o amor perdido, o tempo perdido, os momentos perdidos. Porém encontrei a cumplicidade, o afeto, o cuidado que não sabíamos demonstrar um para o outro. Mas foi na última noite no Troodom que falamos da vida, dos projetos, dos sonhos, das amizades, das verdades. Era uma despedida traduzida em risos, lágrimas e atenções àquela criança travessa. Esta, insistia em derrubar as tampas dos recipientes de cerveja daquela altura para chamar nossa atenção.

Foi ali, contemplando as luzes de Sousa, apreciando o céu daquela cidade, naquela linda noite estrelada, que vi a possibilidade de não ficarmos tão distantes. Quando sentires saudades, olha para o céu e mira o cruzeiro do sul. Lá eu estarei de braços abertos para te afagar. Lá eu serei a tua referência, os teus olhos ajangaiados, tuas pernas cambotas, heranças que nos identificam. Lá também eu serei os teus erros e a esperança de vencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário