sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sempre via a escada sem enxergar os degraus



Hoje tive que ir embora... Levei pouca coisa. Mas para todos aqueles que partem, foi sempre assim. Fiz um grande esforço para adquirir o que acumulei, alguns bens materiais e outros que não sabemos estimar verdadeiramente o seu valor.
Abri aquela porta e desci a escada. Naquele momento vi que era impossível voltar. Nunca fui uma chave, mas abri e fechei muitas portas em minha efêmera vida, pode acreditar. Nunca fui água e terra, mas fiz crescer muitas flores, gerei muitos frutos, enfeitei muitos jardins...
Antes de abri a porta, olhei minuciosamente para tudo que ali estava. Acho que deixei o suficiente e necessário. Não vou mais precisar disso. Mas eu não te vi lá. Perdoe-me em ter que ir embora sem me despedir. Lamento de não ter deixado o meu último sorriso, meu último adeus...
Apesar de ter subido e descido várias vezes aquela escada, nunca percebi o que estava escrito em cada um daqueles degraus.

Desci o primeiro e segundo degraus e vi escrito: "Fé e Esperança". Só podemos ter esperança através da fé. Esta é o que nos leva a Deus. Mas muitas vezes eu descuidei da fé... Mas acredito que tentei fazer o melhor.

No terceiro e quarto lia-se: "Compaixão e Perdão". Ali eu vi quantas vezes tive a chance de perdoar e não o fiz. Vi que muito daqueles que necessitam, passam invisíveis aos nossos olhos. Faltam-lhes muitas vezes apenas um simples pedaço de pão, uma palavra, um abraço, uma lágrima ou um gesto fraterno.

No quinto e sexto estava escrito: "Paciência e Respeito". Quantas vezes nos aborrecemos com o excesso de trabalho, com o choro de uma criança, com reclamar de um idoso, com o trânsito, com a fila, com o barulho, com quem juramos viver o resto da vida... Esquecemos que paciência é um sacrifício por respeito ao tempo. O tempo é a pérola mais preciosa da vida. Precisamos compreender o que ele nos apresenta. Em cada minuto vivido se pode extrair um ensinamento.

No sétimo e oitavo degraus tinha: "Inteligência e Dedicação". Não adianta ter conhecimento acumulado sem fazer uso da ação. Também não adianta esforço algum sem compreender o seu significado. O sucesso é fruto dessa combinação.

No nono e décimo degraus via-se: "Família e Amizade". Muitas vezes o melhor amigo está na sua família, como muitas vezes você tem uma família de verdadeiros amigos ou ainda, alguém sem nenhum parentesco te ajuda com se fosse da tua família.

Por fim, no décimo primeiro e segundo degraus estava escrito: "Amor e Renuncia". Amar é renunciar o que lhe há de mais valioso sem esperar nada em troca. Quantas vezes renunciamos alguma coisa esperando uma recompensa. Se renunciar todos os valores e bens de tua vida, sem amor, de nada servirá. O amor e Deus são reflexos sem a necessidade de espelhos. Quem sente um, sentirá ou outro.

Apesar de nunca ter lhe visto, tenho a certeza que agora saberemos o que é essa despedida. Você um dia também descerá essa escada e perceberá que ali, em cada degrau, poderá ter até mais coisas escritas. Para alguns isso leva poucos anos, para outros, a vida inteira. Mas hoje eu desço para nunca mais subir esta escada. Você vai voltar. Vai subi-la e não vai mais me encontrar lá. Eu vou deixar apenas um pouco do meu cheiro, talvez nas flores que cultivei, talvez no corrimão dessa escada, talvez na tua lembrança...

Queria apenas te fazer um pedido. Tente ler cada um desses degraus em cada dia que subir ou descer essa escada. A vida é breve e não importa se subimos ou descemos escadas. O que importa é o significado de cada degrau. O degrau que te faz descer, é o mesmo que te ajudará a subir. A não observância do significado de um degrau te fará descer na escada da vida, assim como a sua percepção e prática do que ali está posto, te fará subir.

Não preciso dizer para onde vou. Apenas levo uma enorme saudade e a certeza que um dia iremos nos encontrar...

À Janiere (in memorian)

1 comentário:

  1. Eu escrevo
    E te conto o que eu vi
    E mostro de lá pra você
    Guarde um sonho bom pra mim...

    Eu preciso andar um caminho só
    Vou buscar alguém
    Que eu nem sei quem sou...

    Janiere

    ResponderEliminar