quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Por acaso, o que é o acaso?

É certo que temos só uma história e que esta é fruto de nossas escolhas. Erramos muito... As vezes de propósito, as vezes por acaso. Mas será que o acaso tem um propósito?
Eu hoje acordei discordando de muita coisa que aprendi durante minha vida. Aprendi pérolas sagradas da moral humana e também da religião. Errar é humano, continuar no erro é burrice. Errar e continuar errando é um processo de aprendizagem constante em nossas vidas. Errar de propósito é burrice! Por acaso, é um processo natural. Nunca acordamos com a idéia fixa: hoje eu não vou errar! Não! Hoje eu não erro!...
A todo instante estamos escolhendo. Pego um taxi ou ônibus? Visto uma calça ou uma bermuda? Tomo leite ou café? Ou misturo? Vou a festa ou vejo um filme?...
Nesse turbilhão de escolhas estamos constantemente diante de situações que nos levam a cometer esses "erros". Quando sabemos dos riscos estamos "errando" querendo acertar. Quando não sabemos, estamos aprendendo, "acertando" nossas experiências e alimentando nossa razão.
Nosso conhecimento é um propósito que nos leva ao acaso ou o acaso é um propósito em si mesmo que não o conhecemos?
Quando erramos ao acaso, não será Deus propositalmente dando-nos a oportunidade de aprender? E quando erramos propositalmente não será Ele novamente oferecendo uma possibilidade de acertarmos ao acaso? Erro é possibilidade de acerto, como acerto é possibilidade de erro. Nunca estamos ou somos totalmente certos e nem errados. Por isso temos nossas verdades e convicções individuais. Nunca universais.
Na escola, quando somos avaliados, percebemos que as questões e conhecimentos mais duradouros de nossa aprendizagem, aquelas questões que marcam nossa vida estudantil, foram justamente as que achávamos corretas e na verdade estavam erradas.
Todos nós já propositalmente ou por acaso cometemos erros, enganos, provocamos o erro de outros, o sofrimento, morremos em nossas escolhas e até matamos os sonhos de alguns, mas é certo também que aprendemos desde criança a respeitar os mais velhos, sua história, sua experiência. Na verdade o que nós respeitamos são os erros por eles cometidos.
Da próxima vez que alguém te reclamar porque cometeu um erro, exclame: Epa! Respeite meus erros, pois eles serão um dia o orgulho da minha aprendizagem.
Portanto, o acaso é a possibilidade mais fantástica da natureza de formularmos as perguntas certas, de encontramos as respostas erradas e acreditarmos que elas estão certas durante um curto ou longo período, como também exatamente ao contrário. O acaso é essa fonte inesgotável de situações e fenômenos, ora propositais, ora acidentais, ora perfeitos, ora claros, ora transparentes, ora obscuros e inexplicáveis, ora transcendentais, e que muitas vezes, acredito eu, chamamos de Deus.

1 comentário:

  1. Mô amei o teu blog... cheio de encanto e beleza... reflexão é o que não falta. Parabéns! xeroooooooooo TE AMO*

    ResponderEliminar