quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Deveríamos amar nos outros 358 dias...

É tempo de reflexão, é tempo de perdão, de recomeçar, de esquecer, de amar... É natal. É família. É comunhão...
Ouvimos muito esses trechos neste período. É o nascimento de Cristo! Mas Cristo não precisa renascer todos os dias em nossas vidas? Quantas vezes no ano não o matamos? Ah! Que bom que ele tem a capacidade de ressuscitar...
O que é ressurreição? Será reviver depois de ter morrido? Não será a capacidade que Cristo nos confere uma oportunidade para perdoar, pedir perdão e recomeçar uma nova vida diante de nossos erros e conflitos? Nós somos sim, verdadeiros cúmplices da crucificação e morte de Cristo. Esquecemos que Ele precisa viver. Viver em nós com seus ensinamentos.
Quando chega este período queremos ressuscitá-lo. O conhecido fim de ano. 7 dias apenas. 25 de dezembro a 01 de janeiro. Muita festa, confraternização, muita comida, bebida, as vezes oração, as vezes perdão, as vezes verdades.
O que engorda não é o que se come entre o natal e o ano novo, mas o que se come entre o ano novo e o natal.
Precisamos desses 7 dias de comida espiritual para alimentar 358 dias restantes do ano que se avizinha. Isso é incoerente! Ressuscitamos 7 dias de uma semana o espírito que irá suportar 358 dias sem alimento. É certo que existem pessoas que fazem o inverso. Mas a maioria prefere esperar milagres. Não é só frequentar uma igreja, ter uma religião, ser bonzinho, ter um comportamento socialmente correto... É preciso ter a compaixão perene em todas as suas ações. Somos juízes e somos julgados a todo instante. Estamos medindo as atitudes alheias a todo instante para que sejamos objetos de nossas próprias admirações. Somos eternos egoístas, egocêntricos.
Dedicamos menos de 2% de nosso tempo num ano para cuidar de questões que nos tornariam mais humanos. Quantas vezes esse ano você disse "Eu te amo"? Disse ao teu pai, a tua mãe, a teus filhos, a teus netos, a teu amor, a teus amigos, a teus inimigos ou a um desconhecido?...
"Eu te odeio" tem uma letra a mais comparado a "Eu te amo". Será esse o motivo?
Não! O motivo é que odiar, menosprezar, ser indiferente é muito mais fácil que amar. Amar precisa de tempo, cuidado, dedicação. Isso cansa! Acho que encontrei a resposta para esta semana. Precisamos dizer que amamos a várias pessoas nestes 7 dias por não termos coragem de fazê-lo nos 358 dias restantes.

1 comentário: